14 de abril de 2025
Quatro policiais são afastados após morte de mulher durante operação no Passo da Pátria
Autor: Daniel Menezes
Do Agora RN
Quatro policiais militares foram afastados de suas funções após a morte de Bárbara Kelly Araújo Nascimento, de 34 anos, atingida por um disparo durante uma operação contra o tráfico de drogas na comunidade de Passo da Pátria, zona Leste de Natal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira 14.
De acordo com a Sesed, os agentes, que integram a Força Tática do 1º Batalhão, foram direcionados para atividades administrativas enquanto são conduzidas investigações paralelas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil para esclarecer os detalhes da ocorrência.
O comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, informou que um homem foi preso durante a ação, o que, segundo ele, reforça o caráter policial da operação. O oficial destacou ainda que a origem do disparo que matou Bárbara ainda está sob apuração.
“Durante a ocorrência, um cidadão foi detido com balança de precisão e drogas, sendo encaminhado à delegacia. A partir daí, a investigação vai esclarecer os disparos efetuados e a morte da mulher”, afirmou. O inquérito da PM tem prazo de 30 dias para ser concluído.
Protesto e comoção
Protesto de Moradores da Comunidade do Passo da Pátria – Foto: José Aldenir/AGORARN
O caso aconteceu na tarde do último sábado 12. Bárbara estava em frente à sua residência, próxima da filha, quando foi atingida por um disparo que atravessou seu braço e atingiu o coração. Ela chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu.
A morte causou revolta entre os moradores da comunidade, que realizaram um protesto alegando que o tiro teria partido de policiais. Manifestantes bloquearam a Avenida do Contorno, nas proximidades do Passo da Pátria, com a queima de objetos. O Batalhão de Choque da PM foi acionado para controlar a situação e prestar apoio ao Corpo de Bombeiros.
Confir nota da Sesed
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião para tratar sobre as ocorrências deste final de semana na comunidade Passo da Pátria, na zona leste de Natal, em especial sobre a morte de uma moradora da comunidade.
Durante o encontro, foi informado que quatro polícias militares foram afastados de suas funções operacionais e, até a conclusão das investigações, atuarão em funções administrativas. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado pela Polícia Militar, com prazo de 30 dias, prorrogável por mais 10 dias, para apuração dos procedimentos polícias adotados durante a ação realizada na comunidade.
Paralelamente, a Polícia Civil também instaurou inquérito criminal, com prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Neste caso, o objetivo é apurar a morte da moradora.
Participaram da reunião o titular da SESED, coronel Araújo, o secretário adjunto da pasta, delegado Osmir Monte, a Polícia Militar, Polícia Civil, a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Júlia Arruda, representantes do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, da Comissão de Segurança Pública da OAB/RN, da Corregedoria e Ouvidoria Geral da SESED.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.