15 de abril de 2025
É falso que a troca na diretoria na emater tenha sido por razão de assédio contra funcionários
Autor: Daniel Menezes
É falso que a troca da diretoria na emater tenha sido por razão de assédio contra funcionários, conforme publicado por setores da imprensa, mas sem nenhuma fonte. A substituição na Direção da Emater, a pedido do ex-Diretor, Cesar Oliveira, que tomou posse em janeiro de 2019, decorreu das dificuldades enfrentadas após a suspensão da certidão negativa, da autarquia, no período de 2020 até dezembro de 2024. Em razão da Receita Federal cobrar recolhimento de tributos, referentes aos anos de 2016 e 2017.
Somente mediante ação judicial, do governo do Estado, por intermédio da Pge, no Supremo Tribunal Federal, em dezembro de 2024, a Emater pode ter direito à certidão negativa e com ela a possibilidade de firmar parcerias com o governo federal, para dispor de recursos e custear suas atividades.
Nesse período, a Emater passou a depender exclusivamente do orçamento do governo do Estado para financiar suas atividades e realizar investimentos. O contexto de crise fiscal vivenciado no âmbito estadual, nesse período, gerou uma série de dificuldades para o regular funcionamento de um órgão que tem a capilaridade da Emater. Qual seja atuar em mais de cento e vinte municípios.
Agora com a certidão negativa e a submissão de um projeto, elaborado e submetido no ano passado, o governo federal deverá voltar a repassar recursos para a Emater, até o início de maio.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.