15 de abril de 2025

Reitoria e DCE discutem segurança no campus central da UFRN

Autor: Daniel Menezes

A administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu nesta terça-feira, 15, representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) para tratar das recentes denúncias de casos de violência no campus central da instituição e discutir as ações que estão sendo reforçadas para a consecução do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no âmbito da UFRN. 

O reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, convocou o diretor de segurança patrimonial,  José Anchieta de Freitas; o procurador geral da UFRN, Giusepe da Costa; a ouvidora da UFRN, Maria das Vitórias Almeida de Sá; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Edmilson Lopes Júnior; a diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Michelle Paiva; o secretário de Governança Institucional, Severino Cesário de Lima; e a chefe de Gabinete da Reitoria, Magda Melo.

Jeferson Nascimento, segundo coordenador-geral do DCE, expôs a preocupação da entidade estudantil com o aumento da sensação de insegurança no campus central a partir dos recentes casos de violência e pediu a ampliação das informações sobre o acesso aos canais de denúncia. 

Henio Miranda destacou que a UFRN está atenta aos atos que possam ameaçar a integridade física, emocional e patrimonial da comunidade universitária e reiterou os esforços por melhorias contínuas na infraestrutura e nos recursos humanos, a fim de oferecer um campus universitário cada vez mais seguro aos seus frequentadores. A instituição está mantendo contato com a Superintendência da Polícia Federal e com a Secretaria da Segurança Pública, no intuito de colaborar com as autoridades policiais nas investigações para identificação e localização de suspeitos, respeitando o sigilo e o tempo de cada operação.

O diretor de segurança patrimonial reforçou a importância da comunicação dos fatos aos veículos e autoridades competentes. Em caso de ocorrências nas imediações do campus central, a população deve comunicar à Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP) por meio dos telefones 08000 84 20 50 e (84) 99193-6471, que funcionam 24 horas. Qualquer manifestação pode ser feita também à Ouvidoria da UFRN por meio dos canais (84) 99167-6605 (WhatsApp);  Email: contato@ouvidoria.ufrn.br ou o Portal Fala.BR.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.