19 de abril de 2025

ENTÃO SERIAM CÚMPLICES? Investigado pela CEI na Câmara, MLB foi reconhecido como movimento social legítimo pela Prefeitura do Natal, pela Câmara Municipal do Natal e por Paulinho Freire

Autor: Daniel Menezes

A Câmara Municipal do Natal criou uma comissão especial de inquérito para investigar o Movimento de Libertação dos Bairros, um movimento social que luta pelo direito à moradia há 18 anos. A vaga estratégia alegada seria combater as "invasões" proporcionadas pelo movimento. Na prática, o que os vereadores bolsonaristas procuram é insular a extrema direita com foco na eleição de 2026. O presidente da comissão, vereador Eliabe, e o relator e propositor da CEI, Matheus Faustino, serão candidatos em busca de uma vaga na assembleia legislativa do RN. Se o objetivo é entender a lógica do movimento, gostaria de municiar a CEI com algumas informações que talvez a maioria dos seus membros tenham esquecido.

MLB MEDIA SOLUÇÕES JUNTO COM A PREFEITURA

Primeiro, o MLB é um movimento social legítimo e reconhecido em Natal pela sua busca por um teto para cidadãos pobres da cidade, inclusive por órgãos da prefeitura do Natal. O MBL faz parte do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, o chamado Conhabins e não é de hoje. A prefeitura do Natal, tanto reconheceu a importância e a capacidade de mediação do MLB, que bancou o aluguel social para os representados do movimento, pagando aluguel social para a ocupação Emmanuel Bezerra, nas Rocas. Se os vereadores alegadamente estão procurando um braço financiador, então devem investigar Álvaro Dias e a Prefeitura do Natal.

MLB E AS PARCERIAS COM A CÂMARA

Segundo, a Câmara Municipal do Natal, na pessoa do então presidente da casa e hoje prefeito de Natal, Paulinho Freire, também reconheceram o movimento social. Não apenas isto. Paulinho Freire, em conjunto com outros vereadores, buscaram junto ao MLB equacionar a questão do déficit de moradia na cidade do Natal, elencando possibilidades de parcerias entre os movimentos sociais, a prefeitura do Natal e a câmara municipal do Natal.

Para não restar dúvida, será publicado em seguida release da câmara municipal do Natal para o caso dele não desaparecer por alguma coincidência.

PS: o desespero para criar fatos midiáticos alavancadores de candidaturas para 2026 fez com que alguns vereadores criassem uma CEI sem objeto claro, sem foco específico e contra um movimento com o qual eles mesmos sempre reconheceram. Daí que, pela ótica vaga da CEI, Álvaro Dias, Paulinho Freire e outros merecem ser investigados como cúmplices. 

Câmara recebe carta do MLB sobre déficit habitacional de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), recebeu na manhã desta quarta-feira (15), representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que entregaram uma carta explicando o trabalho desenvolvido pelo movimento social, as dificuldades enfrentadas e dados sobre o déficit habitacional da capital potiguar.  
O MLB pediu à Câmara de Natal para que faça uma mediação junto ao Executivo Municipal visando a efetivação e execução de políticas públicas para moradias dignas voltadas à população que não possuem residências.  
O presidente Paulinho Freire acolheu as reinvindicações, e ao lado das vereadoras Brisa Bracchi (PT) e Divaneide Basílio (PT) e dos vereadores Robério Paulino (PSOL), Raniere Barbosa (Avante), Anderson Lopes (Solidariedade) e Eribaldo Medeiros (PSB), dará os encaminhamentos necessários, incluindo a realização de uma audiência pública na Casa sobre a temática. 

Matheus Araújo, coordenador do MLB, falou sobre a importância do encontro com a CMN e disse que o MLB organiza há 18 anos em Natal a luta por moradia. "Hoje estamos entregando uma carta à Câmara com dados atualizados sobre as dificuldades que a periferia da nossa cidade sofre. São mais de 90 mil famílias na cidade sem residência, há dificuldades de diálogo com a Prefeitura, mas fomos recebidos pelo presidente Paulinho Freire para ter um debate sério, franco e buscar o apoio da Câmara", disse. 

A vereadora Brisa Brachhi fez uma balanço da reunião, destacando a iniciativa da Câmara como uma atitude sensível e democrática. "Compreendemos que o déficit habitacional é uma reivindicação do movimento, mas é um problema do Município. Nós, enquanto vereadoras e vereadores, não podemos fechar nosso olhos para essa questão", frisou.

Já a vereadora Divaneide Basílio evidenciou a importância do diálogo permanente junto aos movimentos sociais. "A vinda do MLB à Câmara traduz a organização em dizer que precisamos pensar na habitação e dar visibilidade à essa ausência de moradia na cidade. A audiência pública será  muito importante, tanto para que a Prefeitura nos apresente um plano, quanto para dar sequência a outros encaminhamentos, como a sanção de projetos de lei com benefícios eventuais, como o aluguel social. Vamos levantar conjuntos de leis a serem votadas na Casa para avançar nesta construção", declarou a parlamentar. 

 "Achei importante e muito válida a proposta de mutirão compartilhado entre o Poder Executivo, movimentos sociais e a iniciativa privada para buscarmos a implementação de política que resolva este déficit habitacional",  acrescentou o vereador Raniere Barbosa. Já o vereador Robério Paulino completou: "Vamos propor um mapeamento de todos os terrenos públicos disponíveis em Natal e esperamos  que a Prefeitura pense grande e faça um plano ousado de habitação em Natal."

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.