24 de abril de 2025
O POTIGUAR / INSTITUTO SETA: Pesquisa apresenta diferentes cenários eleitorais para 2026, além da avaliação de governo e presidência no RN
Autor: Redação
O Instituto Seta, em parceria de divulgação com O Potiguar, apresenta agora os cenários eleitorais no RN para 2026. Neste aspecto, foram analisadas as disputas para deputado estadual, federal, senado, governo e presidência. Além disso, o Seta também questionou acerca da avaliação do governo Fátima e da gestão do presidente Lula.
O Instituto Seta realizou, entre os dias 14 e 16 de abril, pesquisa de opinião pública para estimar a intenção de voto no Rio Grande do Norte ouvindo 1500 eleitores em municípios de todas as regiões do estado, considerando diferentes cenários de eventuais candidaturas. O intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 3,2% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.
DISPUTA PELO GOVERNO DO RN
No cenário espontâneo para governador — aquele que não é sugerido qualquer nome ao entrevistado —, o atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra destaca-se com 37,1% das intenções de voto, e a um ano de meio do pleito de 2026, quase metade dos eleitores não mencionou qualquer nome: Não Sabe/Não Respondeu (27,7%); Ninguém/Branco/Nulo (20,7%). A governadora Fátima Bezerra, que em seu segundo mandato consecutivo não poderá ser candidata ao cargo, reuniu 5,1% das intenções de voto e o senador Styvenson Valentim, com 2,7%. Álvaro Dias, ex-prefeito de Natal (atualmente sem mandato), é citado por 2% dos eleitores ouvidos.
Na estimulada, ainda para governador, o Instituto Seta sugeriu os nomes de Allyson Bezerra, o senador Rogério Marinho e Cadu Xavier, secretário estadual de Fazenda e candidato da governadora Fátima. O prefeito de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral, lidera com 39,4%, seguido pelo senador Rogério Marinho, com 14,2%. Cadu Xavier, único entre os três que não ocupa cargo eletivo, é citado por 6,7% dos eleitores ouvidos pelo Instituto.
Rejeição de voto/Governador – Estimulada: O atual senador Rogério Marinho é o nome mais rejeitado entre os eleitores entrevistados, com 20,6% das intenções de voto, seguido por Cadu Xavier (14%) e Allyson Bezerra (11,5%); Não Sabe/Não Respondeu (32,3%) e Ninguém/Branco/Nulo (21,5%).
Aprovação de Governo – Administração Estadual: 41% aprova a administração da governadora Fátima Bezerra; 43% desaprova e 16% Não Sabe / Não Respondeu.
Aprovação de Governo – Governador: Perguntado sobre como considera o governo da governadora Fátima Bezerra: Ótimo (15%), Bom (24%), Regular (24%), Ruim (14%), Péssimo (13%) e Não Sabe / Não Respondeu (10%).
Disputa para o Senado
Na espontânea para o cargo de senador, Styvenson Valentim lidera, com 21%, seguindo pela governadora Fátima Bezerra (14,2%). Em seguida, Álvaro Dias (4,3%) e Zenaide Maia (4%).
Estimulada/Voto 1: Quando sugeridos nomes de eventuais candidatos ao senado — pesquisa estimulada (primeiro voto) —, Styvenson Valentim (28,7%) e Fátima Bezerra (21,1%) lideram, seguidos por Zenaide Maia (14,3%) Álvaro Dias (7,1%), os quatro nomes mais votados. Ninguém/Branco/Nulo (10,4%) e Não Sabe/Não Respondeu (16,1%), representando mais de ¼ dos eleitores ouvidos.
Estimulada/Voto 2: o atual senador Styvenson Valentim, se candidato à reeleição por uma das duas vagas ao Senado Federal, teria 17,1% das intenções de voto, e a governadora Fátima Bezerra (e ex-senadora), é citada por 14,5% dos eleitores ouvidos pelo Instituto Seta. Zenaide Maia, atual senadora em uma das duas vagas sob disputa no pleito de 2026, teria 13,5% dos votos se a eleição fosse hoje.
Rejeição de Voto/Senador – Estimulada: A governadora Fátima Bezerra obteve 19,5% das intenções de voto, seguida por Coronel Helio (13,2%), Álvaro Dias (10,3%), Styvenson Valentim (7,7%) e Zenaide Maia (6,3%).
Disputa para Presidente no RN
O Instituto Seta também ouviu eleitores para o cargo de Presidente da República. Na pesquisa espontânea — quando o entrevistador não sugere nomes de eventuais candidatos —, o presidente Lula é citado por 49% dos eleitores, enquanto Jair Messias Bolsonaro e Michelle Bolsonaro com 12% e 5%, respectivamente.
Estimulada: Quando o entrevistador sugere alguns nomes como candidatos — pesquisa estimulada, sem considerar o ex-presidente Bolsonaro como candidato —, Lula obtém 50,6% das intenções de voto, caso o pleito fosse hoje, seguido por Michelle Bolsonaro (14,3%), Pablo Marçal (3,5%), Tarcísio de Freitas (2,5), Ronaldo Caiado (2,3%) e Ratinho Jr (1,4%).
Rejeição de voto/Presidente – Estimulada: Se as eleições fossem hoje, Michelle Bolsonaro teria a maior rejeição, com 26,9% das intenções de voto, seguida por Lula (17,5%), Pablo Marçal (11,7%), Ronaldo Caiado (7,3%), Tarcísio de Freitas (7%) e Ratinho Jr (3,2%).
Aprovação de Governo/Presidência – Presidente: 56% aprovam a administração do presidente Lula; 31% desaprova e 13% Não Sabe/Não Respondeu. Perguntado sobre como considera o governo do presidente Lula: Ótimo (20%), Bom (22%), Regular (26%), Ruim (12%), Péssimo (9%), Não Sabe / Não Respondeu (11%).
Disputa para Deputado Federal
A pesquisa também apurou em quem o eleitor votaria para deputado federal do Rio Grande do Norte, e se as eleições fossem hoje. Allyson Bezerra (6,7%), Natália Bonavides (4,6%), João Maia (3,1%) e Sargento Gonçalves (2,4%), Styvenson Valentim (1,9%), Fernando Mineiro (1,5%), Tabata Pimenta (1,5%) e Rafael Mota (1,2%) foram os mais citados pelos eleitores entrevistados.
Disputa para Deputado Estadual
Espontânea: Na pesquisa espontânea para Deputado Estadual, os mais citados foram: Francisco do PT (3,5%), Styvenson Valentim (1,9%), Allyson Bezerra (1,7%), Kleber Rodrigues (1,4%), Vivaldo Costa (1,3%) e Ezequiel Ferreira (1,1%).
O Instituto Seta ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 14 e 16 de abril. O intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 3,2% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.