28 de abril de 2025
Allyson Bezerra está muito forte nas pesquisas, mas é preciso calma
Autor: Daniel Menezes
O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra e dito por terceiros como pré-candidato ao governo em 2026 vem liderando a maioria das pesquisas com números expressivos. Ele está muito forte e sua capilarização pelas terras de poti sem nunca ter sido candidato a cargo majoritário estadual, um fenômeno ímpar, demonstra a força das redes sociais. Só que é preciso calma.
A eleição será ano que vem e o principal elemento preditor do resultado dos processos eleitorais é a avaliação do governo que será sucedido. Fátima Bezerra apresenta sinais de recuperação. Se recuperar mais 800 kms de via este ano, uma possibilidade a ser levada em conta, aliada a intensificação da agenda federal no RN, o cenário pode ser completamente distinto em 2026.
O fato é que não se sabe exatamente ainda qual será o sentimento da eleição do ano que vem - se o governo entrar melhor, ele tenderá a ter forte papel no processo de sucessão. Do contrário, a perspectiva será de troca do grupo político.
Além disso, até o presente momento, Allyson não sinaliza que sairá para o governo como uma terceira via. Na hipótese de uma avaliação negativa do governo, gerando o sentimento por mudança, o prefeito de Mossoró parece mais preocupado em viabilizar algum acordo com a oposição. Ele não emitiu sinais de que tem peito de ir sem Rogério Marinho. Aliás, sequer diz que é pré-candidato. A informação sempre vem por terceiros.
Rogério Marinho é um candidato pesado. Sempre foi. Sua vitória para o senado em 2022 foi embalada por uso ímpar do executivo federal no RN e em uma configuração em que as forças de esquerda, hegemônicas naquele momento, se dividiram em torno de dois candidatos. Só que ele apresenta sinais de ter controle do campo político oposicionista, inclusive do próprio partido de Allyson Bezerra, o União Brasil. José Agripino preside a sigla e é quem verdadeiramente tem falado sobre o pré-candidato do prefeito de Mossoró, mas não apresenta condições de carrear apoios para aquele que também é seu projeto - fazer o governador do RN. O Prefeito de Natal Paulinho Freire e hoje principal nome do UB já declarou apoio a Rogério Marinho, que já deixou escancarado, apesar de algumas firulas, que o candidato será ele.
Portanto, é preciso paciência para esperar o modo como as placas tectônicas da política irão se acomodar. Tudo pode ocorrer, inclusive nada.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.