O RN já tem mais aposentados e pensionistas do que servidores na ativa

A BOMBA NO RN QUE, SE NÃO DESARMADA, NOS LEVARÁ AO CAOS

Li na imprensa que o RN atingiu um número superior de aposentados e pensionistas (54 mil) do que de servidores na ativa (52.5 mil). Quando abro os jornais e não vejo bastante pressão sobre o assunto vindo dos próprios e da sociedade civil organizada, bate um aperreio. A aflição aumenta com a chuva de fake news sobre o tema espalhada por quem será o maior prejudicado amanhã.

O rombo não pára de crescer. Quando Rosalba assumiu o governo, o Estado colocava cerca de 15 milhões por mês para integralizar a folha dos aposentados e pensionistas. Eu disse na semana passada que hoje o valor do déficit mensal estadual é de 135 milhões. Mas já se fala em 160 milhões por mês, o que chegaria a quase 2 bilhões por ano. Isto num orçamento estadual de 12 bilhões. Com 2 bilhões seria possível pagar 8 UERNs ou manter quase 3 estruturas de toda a justiça estadual.

Gente, cabe aqui fugir da normalidade textual. Pelo amor de Deus! Isso representa uma calamidade financeira que, se não equacionada, nos levará ao caos: colapso dos serviços públicos e mais atrasos salariais.

E, pior, ainda não atingimos o fundo do poço. O servidor do RN é antigo e tem muita gente para se aposentar. Por isso que urge aumentar o tempo de contribuição e de aposentação, elevar a alíquota previdenciária e criar incentivos para que, quem tempo para se aposentar, não faça isso agora. O momento clama por muita responsabilidade.

Deixe um Comentário