- Em vídeo, bolsonaristas comemoram suposta instalação de um “estado de sítio” no Brasil
- Não houve implementação do estado de sítio após o 7 de setembro
- Vídeos de apoiadores de Bolsonaro viraram motivo de piada nas redes sociais
Do Yahoo Notícias – Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgaram vídeos nas redes sociais comemorando a suposta instalação de um estado de sítio no país. As gravações foram feitas no final dos atos de 7 de setembro em Brasília.
Na quarta-feira (8), os vídeos viralizaram e viraram motivo de deboche nas redes sociais, isto porque nunca houve um estado de sítio no país.
Em um dos vídeos, um homem chora e, emocionado, comemora o suposto estado de sítio e agradece o presidente Jair Bolsonaro.
“Meus amigos, minhas amigas, de todo o Brasil, desculpem pela emoção, mas a nossa luta, a nossa garra, valeu a pena. Ficamos sabendo agora que o presidente da República Jair Messias Bolsonaro resolveu agir, e a partir de agora o Brasil está em estado de sítio. Desculpa”. Assista: 0:05 0:38 Bolsonarista se emociona com fake news sobre estado de sítio
Em outro, dois outros manifestantes se abraçam e, em meio a buzinaços, celebram a conquista do “estado de sítio”.
“Boa noite pessoal, estamos aqui direto de Brasília, com meu amigo lá de Lages, e conseguimos, fizemos parte, estado de sítio, vamos tirar os vagabundos de lá, conseguimos tirar os 11, fizemos nossa parte, viemos para Brasília, levantemos o cu da cadeira para Brasília fazer nossa parte, estamos aqui na concentração, participemos da história do Brasil, nós conseguimos gente, e trago essas notícias para vocês”.
Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter dito que convocaria o Conselho da República, que tem como prerrogativa deliberar sobre uma possível intervenção federal, o encontro não chegou nem sequer a acontecer. Não houve estado de sítio no Brasil.
A narrativa tentou ser implementada nas redes bolsonaristas, como grupos em aplicativos de mensagens. Mesmo sem qualquer veracidade, alguns acreditaram e comemorar em vídeos.
Veja os vídeos aqui.