Toda vez que um bolsonarista lançar a fake news de que o STF repassou o combate à pandemia aos Estados e Municípios mostre apenas esse ponto a ele

A fake news de que o Supremo Tribunal Federal repassou o combate à pandemia para Estados e Municípios ganhou tração em parcela da população, apesar de ser falsa. O STF julgou que estados e municípios tinham autonomia para decretar medidas de isolamento social recomendadas pela ciência, já que o presidente Jair Bolsonaro queria deixar tudo aberto. Apenas isso. O governo federal continua responsável por todo o resto.

Exemplo. As fronteiras internacionais continuaram sob a responsabilidade do governo federal. Tanto é que, no final de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entrou na justiça para manter o controle das fronteiras nos aeroportos (leia aqui). Tanto no estado do Ceará, como também no nosso Rio Grande do Norte, a Anvisa passou a administrar a avaliação de chegada de cidadãos brasileiros e de outros países contra a tentativa dos Estados de fazerem barreiras sanitárias mais duras. Ou seja, a anvisa afrouxou as regras de entrada de italianos e americanos em plena pandemia.

Eis o resultado aqui.

Deixe um Comentário