3 de fevereiro de 2023
Burrice incontrolável
Autor: RedaçãoAs maiores elucubrações estão se desenrolando a respeito da incursão do senador Marcos do Val no caso do plano golpista articulado com ex-deputado Daniel Silveira e Jair Bolsonaro. Sim, há muita ponta solta. Mas os analistas atribuem uma racionalidade que talvez não exista. Talvez seja só o bolsonarismo e suas patacoadas mesmo.
Não faz sentido imaginar que eles queriam implicar Alexandre de Moraes, na perspectiva de torná-lo envolvido e afastá-lo dos processos que acompanha. De que modo? Isto nem de longe ocorreu.
Marcos do Val não é nenhum gênio estrategista. Ele pode ter se enrolado na tentativa sincera dos artífices do golpe de gravar Alexandre de Moraes e pinçar alguma frase que permitisse pedir sua prisão e anulação da eleição. É um plano tolo? Sim, mas deu certo quando Rodrigo Janot, então procurador da república, usou um dos donos da Friboi, Joesley Batista, para complicar o então presidente Michel Temer.
O sociólogo Max Weber certa vez disse que não podemos mensurar o acaso incontrolável. Talvez possamos menos ainda racionalizar uma burrice inquietante lastreada pelo radicalismo bolsonarista que retira seus agentes da realidade.