18 de fevereiro de 2023
Ministro Márcio França vem a Natal e apoia construção de porto-indústria verde pretendido por Fátima
Autor: RedaçãoDo Portal Saiba Mais
Por Valcidney Soares
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, cumpre agenda em Natal nesta sexta-feira (17). Na passagem pelo Rio Grande do Norte, o ministro celebrou a aprovação da relicitação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana, e apoiou a construção de um porto-indústria verde em Caiçara do Norte.
Pela manhã, França fez uma visita técnica ao aeroporto. Acompanhado da governadora Fátima Bezerra (PT), deputados estaduais, federais e outros membros do governo local, ele comentou:
“Já avançamos em questões importantes, como a relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e vamos trabalhar para ir adiante em outras, como o Porto Indústria Verde”, afirmou.
Fátima também comemorou, afirmando que o novo edital para o aeroporto foi destravado em menos de dois meses do governo Lula. O leilão está marcado para 19 de maio.
Primeiro do país a ser construído do zero pela iniciativa privada e entregue à exploração do setor em um leilão realizado em 2011, o aeroporto potiguar era administrado pelo consórcio Inframérica, que comunicou a devolução em março de 2020. O contrato previa duração até 2040.
À tarde, o ministro foi até o Porto de Natal e participou de uma reunião na sede da Codern, administradora do terminal. A governadora ainda busca investimento para a construção do porto-indústria verde, a ser implantado em Caiçara do Norte.
De acordo com o governo, caso saia do papel, o porto-indústria vai permitir a produção de energia eólica no mar, a chamada offshore, e do hidrogênio verde. A expectativa é fortalecer a transição energética.