27 de fevereiro de 2023

O verdadeiro compromisso de Lula sobre o preço dos combustíveis durante a campanha

Autor: Redação

Aviso aos navegantes. Lula nunca prometeu desonerar imposto sobre o combustível durante a campanha. A re-oneração de impostos para o setor está em linha com o que a esquerda defende e Lula também.

Até porque seria retirar dinheiro da metade da população que não tem carro e depende de serviços públicos e entregar a outra metade que tem carro e não depende do SUS ou da escola pública.

Cortar o ICMS da gasolina esvaziou recursos da saúde, segurança e educação dos estados e prefeituras. Zerar impostos federais do combustível deixou, por exemplo, a farmácia popular sem remédio para diabetes e para pressão. Assim fez Bolsonaro aos pés da campanha e deu no que deu para o Brasil, em que a metade da população vive com até dois salários mínimos e terminou desassistida; e para ele, que teve o voto da maioria dos ricos e da classe média, mas perdeu de modo avassalador entre os pobres.

A promessa foi alterar a regra de preço da Petrobras. Isto é, foi parar de seguir o preço internacional do petróleo. E é sobre tal compromisso que ele deve ser cobrado.