6 de março de 2023

O erro do PT em relação a Ortega

Autor: Redação

Não ter assinado a declaração chancelada por 55 países contra Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, no conselho de direitos humanos da ONU, inclusive com os governos de esquerda Chile e Colômbia fazendo parte da lista, coloca o Brasil em situação desconfortável no cenário internacional. E mais: passa uma mensagem negativa internamente no país.

O autor de como as democracias morrem, Steven Levitsky, em entrevista ao roda viva da tv cultura, descreveu um problema histórico da esquerda – pagar pedágio para grupos jurássicos com os quais, muitas vezes, não mantém qualquer relação de congruência prática. É o caso do PT.

Lula nada tem a ver com o que Ortega emprega como modus operandi de governo, tais como perseguir opositores e a igreja. Ainda assim, em nome de uma ligação ideológica inexistente, permanece emprestando legitimidade a governos como o de Ortega e o de Maduro na Venezuela.

A democracia foi tema fundamental da campanha de 2022 no Brasil. E, ora, ela se sagrou vencedora. Tivesse Bolsonaro levado a parada, seu insofismável autoritarismo estaria aumentando seus tentáculos. O Partido dos Trabalhadores tem uma história de lula pela democracia e de resistência contra o golpe de 1964. Não combina com sua própria trajetória silenciar diante de Ortega.