7 de março de 2023

Manutenção de Juscelino Filho ocorre em prol da preservação da relação com UB e busca pela maioria no congresso para aprovar reformas

Autor: Redação

O presidente da câmara, Arthur Lira, em declaração ontem (6) à imprensa, disse que o governo não tem base sólida constituída no congresso ainda. O parâmetro seria a condição necessária para aprovar a reforma tributária, que necessita de 3/5 nas duas casas.

Após se reunir com o ministro das comunicações, Juscelino Filho, Lula decidiu pela sua permanência. Segundo o presidente, as alegações de Filho foram convincentes a respeito das denúncias de uso de orçamento secreto durante a gestão de Bolsonaro para construir uma pista e beneficiar uma fazenda dele mesmo em seu estado e usar o jatinho da FAB em 2023 e receber diárias de trabalho, para frequentar um leilão de cavalos.

Os dois assuntos não foram postos acima aleatoriamente. Eles se cruzam. Lula depende do União Brasil, partido de Juscelino, para alcançar uma maioria e aprovar reformas. Exonerar o ainda ministro poderia enfraquecer a relação do governo com o UB. Daí não enfrentar em rota de enfrentamento e manter Juscelino Filho no cargo.