20 de abril de 2023

CNN escondeu o rosto de bolsonaristas no GSI e editou imagens para parecer que ministro participou de relações simpáticas com golpistas

Autor: Redação

Foi estranha a atitude da CNN Brasil de mostrar apenas o rosto do ministro Gonçalves Dias, agora já exonerado pelo governo, e esconder dos demais membros do Gabinete de Segurança Institucional no 8/1 a respeito das gravações recém divulgadas pela emissora. Agora aparece uma informação que deveria levar a uma crítica contra o jornalismo do canal: o militar que serviu água aos golpistas era da equipe do General Heleno, ex-ministro de Jair Bolsonaro. Lula tinha reclamado que o GSI estava cheio ainda de bolsonaristas.

A CNN Brasil também juntou o momento que membros da equipe do General Heleno tratam bem os golpistas com a chegada, às 16:29, do ministro já na evacuação, como se ele fizesse parte do primeiro momento Mas são duas situações distintas. Pelas centenas de horas de vídeo, é provável q a CNN tenha recebido o material pronto e não apurou.

O vídeo em si não diz muita coisa, ao contrário do que ele aparenta. O que diz mais é o modo como ele foi editado e vazado. O agora ex-ministro foi provavelmente alvo de uma arapuca.

XANDÃO

Foi preciso o ministro Alexandre de Moraes pedir a identificação daqueles que a emissora borrou os rostos para ficarem não identificáveis, para a gente saber da informação. A preocupação do ministro foi eminentemente jurídica. Só que, na prática, expôs a seletividade da CNN.

ÍNTEGRA DA ÍNTEGRA DA ÍNTEGRA

A CNN “corrigiu” o que seria a “íntegra” de uma imagem do Planalto em 08/01. Trocou quase 4 minutos de imagem por 14 minutos de registro. Nas novas imagens é possível notar que já havia efetivo policial no andar quando Gonçalves Dias esteve lá.