17 de abril de 2024

Força Nacional do SUS chega ao RN para atender população em áreas isoladas por enchentes em Ipanguaçu

Autor: Redação

Do G1 RN - Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (17) para atuar durante pelo menos 10 dias no suporte à população de áreas isoladas por causa das enchentes em Ipanguaçu, na região Oeste do estado.

município decretou estado de calamidade no início de abril, após os transbordamentos de açudes da região deixarem várias comunidades ilhadas.

O grupo é formado por oito profissionais, entre enfermeiros e médicos. De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, o município fez um relatório sobre a situação da famílias que estão em áreas isoladas ou abrigadas em escolas da cidade.

 

A partir do relatório, o estado solicitou a presença dos técnicos do Ministério da Saúde para visitarem as áreas afetadas. A visita técnica ocorreu há cerca de quatro dias, junto com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e secretarias de saúde pública do estado e município. Entre os problemas identificados, estava o aumento dos casos de doenças, principalmente viroses.

Ruas alagadas em Ipanguaçu — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

Ruas alagadas em Ipanguaçu — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

 

"Diante dessa situação, os técnicos do Ministério da Saúde vieram fazer o reconhecimento e entenderam a necessidade de enviar esse apoio da Força Nacional do SUS. A equipe é capacitada para esse tipo de situação", afirmou o superintendente.

 

 

Na manhã desta quarta (17), a equipe da Força Nacional participou de uma reunião na Secretaria de Saúde Pública do RN, em Natal. Da capital, o grupo segue para Ipanguaçu, onde deve se reunir com as equipes locais para definir um plano de ação.

A equipe vai oferecer assistência de saúde às famílias, realizar vacinação, entre outros tipos de atendimentos. "Eles trazem também um kit calamidade, composto por medicamentos e insumos", afirmou Jalmir.

Casas alagadas em Ipanguaçu — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

Casas alagadas em Ipanguaçu — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

Segundo a Prefeitura de Ipanguaçu, o município ainda segue com três bairros alagados e 16 comunidades rurais isoladas. No entanto, a lâmina de sangria do açude local reduziu de 38 centímetros, registrados na semana passada, para 14 centímetros.

 

 

Força Nacional do SUS

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do SUS foi criada em novembro de 2011 e é voltada à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta local.

Ainda segundo o governo federal, a Força Nacional da Saúde já atuou em mais de 50 missões de apoio a situações de desastres naturais e no apoio à gestão de grandes eventos.

Em 2023, por exemplo, a Força Nacional atuou no atendimento à população do povo Yanomami, em Roraima, que enfrentava casos de desnutrição e malária.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.