16 de janeiro de 2025
Falta de traquejo político faz com que secretariado do governo do estado caia em pegadinha de adversário
Autor: Daniel MenezesO secretário de meio ambiente da prefeitura do Natal Thiago Mesquita alegou em entrevista a 98fm que iria multar a Caern por jogar esgoto na drenagem das praias. O contexto era claro - criar uma confusão entre a falta de drenagem na obra da engorda de ponta negra, insinuando que o alagamento após chuva que ocorreu por lá era de responsabilidade da Caern. A sugestão ficou na ar, já que ele não enfrentou nenhum contraditório jornalístico no momento. E, quando não há contraditório (a caern já tinha emitido nota negando qualquer relação com o problema na engorda de ponta negra), qualquer mediocre vira estrategista.
Ora, a pegadinha política requeria um enfrentamento político e não uma resposta técnica. Mas foi justamente isto que não foi feito. A Caern respondeu que, quando ocorreu transbordamento de esgoto, o problema solucionado em menos de um dia. Por fim, fala ao portal da 98fm que a multa, neste sentido, é desarrazoada.
É possível entender tecnicamente a resposta da Caern. Inclusive, as situações infladas pela prefeitura do natal, quando se averigua tudo com calma, são de outro momento distante do que aconteceu na obra da engorda de ponta negra. Só que todo o debate não está girando em torno disso. O secretário da prefeitura do Natal sabe, a imprensa sabe e a Caern deveria saber. O momento era para politizar o assunto e jogar na cara da prefeitura a incompetência, desfazendo a confusão entre esgoto e a engorda de ponta negra. Só que, no final, a Caern passou recibo, deu o título que os envolvidos queriam e a instituição terminou com a culpa a respeito de uma situação que não lhe compete a partir de uma confusão plantada.
É uma situação que se repete. E aí a questão não é de comunicação. É da falta do devido enfrentamento na seara da disputa ideológica e, não raro, até de fatos.
A política divide, já disse o filósofo Jaques Ranciere. E o combate está justamente na tentativa de demonstrar que o seu lado é o que detém a verdade e o erro está no colo do adversário. O discurso técnico não é capaz de gerar um bom posicionamento neste jogo.
[0] Comentários | Deixe seu comentário.