21 de janeiro de 2025

Apagão: Vereador contabiliza 81 lâmpadas apagadas apenas no prolongamento da Av. Prudente de Morais

Autor: Daniel Menezes

Do Agora RN - O vereador Preto Aquino (Podemos) realizou, na noite desta segunda-feira 20, uma vistoria no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, em Natal, e contabilizou 81 luminárias apagadas ao longo de um trecho de 2,4 quilômetros, entre a rotatória da Avenida Xavantes, no Conjunto Cidade Satélite, e o acesso ao bairro de Candelária. A situação foi registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais.

“Estamos aqui no cruzamento da Prudente de Morais com a Avenida Xavantes, e o cenário é preocupante. São 2,4 quilômetros de extensão, e contei 81 lâmpadas apagadas. É um trecho muito movimentado, perigoso e totalmente às escuras”, afirmou o vereador.

Preto Aquino registrou a falta de iluminação no prolongamento da Prudente de Morais e divulgou nas redes sociais. Foto: Reprodução

O problema de iluminação, segundo Preto Aquino, vem sendo cobrado desde a gestão anterior e já foi protocolado novamente em 2025 junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), atualmente liderada por Felipe Alves.

 

Na denúncia, o vereador enfatizou a necessidade de uma solução rápida para o problema, sugerindo a substituição das luminárias por modelos de LED de maior potência. “Espero que a Semsur implante LEDs, se possível, com potência de 200, para garantir segurança e visibilidade. Esse trecho não pode continuar desse jeito”, declarou.

Preto Aquino destacou ainda que a falta de iluminação não só aumenta os riscos de acidentes e assaltos, como compromete a segurança de motoristas e pedestres que trafegam pela região diariamente. “Já vim cobrando isso há muito tempo. A população precisa de respostas e ações. Não podemos mais esperar”, completou.

O vereador aproveitou para reiterar sua solicitação ao prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), e à Semsur, apelando pela urgência do tema. “Conto com a colaboração do prefeito Paulinho Freire e do secretário Felipe Alves para resolvermos isso o mais rápido possível. Natal merece mais atenção em suas vias públicas, especialmente em áreas de grande fluxo como essa”, afirmou.

O trecho da Prudente de Morais mencionado inclui o entorno do Hospital Municipal de Natal, ainda em construção, e é um importante corredor de ligação para bairros como Cidade Satélite e Candelária. Segundo Preto Aquino, além das luminárias apagadas, há postes que já não existem mais devido a acidentes, o que agrava a precariedade da iluminação local.

“É inaceitável que uma via tão estratégica esteja em condições tão ruins. Precisamos de ações imediatas para garantir segurança e qualidade de vida para quem transita por aqui”, finalizou o vereador.

Na última quinta-feira 16, Felipe Alves afirmou que enfrenta dificuldade com a manutenção das lâmpadas, por falta de contrato com uma empresa especializada. Segundo ele, Natal tem hoje seis mil postes apagados, o que representa cerca de 10% do total de 70 mil lâmpadas instaladas no município.

O secretário frisou que a Semsur tem adotado medidas emergenciais para diminuir o problema, usando o estoque atual de lâmpadas de LED e esperando a chegada de novas remessas. “Estamos estudando como usar essa expansão para amenizar o problema da manutenção, enquanto preparamos uma licitação que possa enfrentar essa questão de forma mais abrangente”, disse o titular da pasta.

Sem contrato de manutenção, Natal pode enfrentar longo período às escuras

Ao AGORA RN, a Semsur informou que o contrato de manutenção do parque de iluminação pública de Natal está suspenso temporariamente. Segundo a pasta, estudos e tratativas já foram iniciados para lançar uma nova licitação e regularizar a situação “no menor tempo possível”.

Para minimizar o impacto na população, a Semsur está utilizando um contrato em vigor para expansão de lâmpadas de LED, buscando atender à demanda reprimida. Em pouco mais de 20 dias da nova gestão municipal, mais de 500 reparos já foram realizados nas quatro regiões da cidade.

A falta de um contrato específico de manutenção, no entanto, pode atrasar a solução definitiva para o problema – o que deve deixar diversas áreas de Natal às escuras até que o processo licitatório seja concluído.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.