4 de novembro de 2024

Após aderir a base de Paulinho Freire, Leo Souza irá silenciar sobre as próprias denúncias de assédio eleitoral que fez contra a prefeitura do Natal?

Autor: Daniel Menezes

O vereador eleito Léo Souza (Republicanos) já aderiu a base de Paulinho Freire, ainda durante o segundo turno. Só que algo não se encaixa no seu discurso. Defensor da nova política, Souza fez denúncias a respeito do uso político da secretaria de educação de Natal e questionou ações de assédio eleitoral na prefeitura.

Léo Souza é do republicanos o mesmo partido do prefeito Álvaro Dias, o principal cabo eleitoral de Paulinho Freire. Daniel Rendall, um dos beneficiados pelos crimes eleitorais denunciados por Souza, foi eleito vereador com o apoio de Paulinho Freire. Rendal está cotado para assumir secretarias na gestão Freire.

Léo Souza também já criticou políticos que aumentam o próprio salário. Ocorre que, conforme noticiado nesse blog, Paulinho Freire, por uma elevação aprovada por Álvaro Dias, terá o vencimento mais elevado entre os prefeitos do país a partir de 2025.

Leo Souza irá silenciar sobre as próprias denúncias de assédio eleitoral que fez contra a prefeitura do Natal?

Relembre o caso.

Do Blog do Barreto - 18 de Outubro de 2024

A candidata Genilce Maria (PSD) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o vereador eleito Daniell Rendall (Republicanos), acusando-o de utilizar a Secretaria Municipal de Educação de Natal para pressionar servidores em troca de apoio eleitoral.

São anexados ao processo as denúncias feitas pelo também vereador eleito Léo Souza (Republicanos) que revelou o uso político da Secretaria de Educação, corroborando as acusações de que a pasta foi utilizada para pressionar servidores e beneficiar a campanha de Daniell.

O processo questiona a lisura da sua eleição, apontando que houve favorecimento político por meio do cargo público e das ações irregulares. A ação pede a cassação do mandato e a inelegibilidade de Daniell por oito anos.

Não é o primeiro escândalo desse tipo na gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Ontem a CNN revelou que o  diretor técnico da Agência Reguladora de Natal (Arsban), Victor Diógenes, cunhado do prefeito, foi flagrado pressionando servidores a votarem no candidato a prefeito Paulinho Freire (UB), aliado de Rendall.

Outra denúncia

A ação trata de uma notícia-crime movida contra Daniell Victor Rendall Melquiades de Lima, acusado de abuso de poder político e econômico.

A denúncia aponta que Daniell, como Diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de Natal, teria utilizado um projeto chamado “Stand Up Formativo” para se autopromover politicamente junto a servidores terceirizados. A alegação também menciona que ele teria ameaçado demitir quem não apoiasse sua candidatura.

O processo foi arquivado, pois não foram encontradas evidências suficientes para justificar a instauração de um inquérito. A promotoria e a Polícia Federal avaliaram que as atividades de Daniell, como as palestras e treinamentos, estavam dentro das atribuições do cargo e eram realizadas desde 2021, sem ligação direta com sua candidatura​.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.