8 de fevereiro de 2024

Lula fecha rodada de visitas a estados comandados por aliados de Bolsonaro

Autor: Cecília Marinho

Em uma semana, presidente cumpriu agendas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; próximo giro de viagens pode incluir ida à Santa Catarina

 

Em Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra, nesta quinta-feira (8), a rodada de visitas a estados comandados por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Desde a semana passada, o petista tem cumprido agenda em três estados:

  • São Paulo, que tem Tarcísio de Freitas como governador;
  • Rio de Janeiro, cujo governador é Cláudio Castro;
  • Minas Gerais, que é governado por Romeu Zema.

Agenda em Minas

Pela primeira vez em Minas Gerais desde o início do terceiro mandato, o presidente Lula deve apresentar o balanço das ações do governo federal no estado e divulgar novos investimentos na região.

O governador Romeu Zema (Novo) vai participar do evento em Belo Horizonte. Ele mesmo já havia solicitado ao Palácio do Planalto um encontro reservado com Lula, o que ainda não está confirmado se irá de fato acontecer.

À CNN, Zema disse que o presidente será “muito bem recebido” em Minas Gerais.

 

O presidente será bem recebido em Minas Gerais. Ele ganhou as eleições em Minas por uma pequena margem de votos. E Minas e o governo federal têm de fazer muita coisa em comum

Romeu Zema

Minas conta com o segundo maior colégio eleitoral do país. Nas últimas eleições, Lula e Bolsonaro travaram uma disputa acirrada no estado.

No segundo turno, o petista recebeu 50,90% dos votos válidos contra 49,80% do ex-presidente.

O atual governador do estado mineiro é tido como possível adversário de Lula nas eleições presidenciais de 2026.

Roteiro por SP e RJ

Em 1º de fevereiro, Lula embarcou para São Paulo com o objetivo de anunciar acordos voltados ao setor de infraestrutura e investimentos na região.

Na ocasião, ele esteve com Tarcísio de Freitas (Republicanos) para formalizar uma parceria de R$ 5,8 bilhões na construção de um túnel entre Santos e Guarujá.

O acordo selou o início de um projeto político tanto do presidente quando do governador para as eleições de 2026, quando os dois poderão disputar a reeleição e precisarão costurar alianças.

Já entre terça (6) e quarta (7), Lula teve agendas no Rio de Janeiro, ao lado de Cláudio Castro (PL).

Nessa quarta, durante inauguração de um complexo esportivo na capital fluminense, o presidente criticou Jair Bolsonaro sem citá-lo diretamente.

“Confesso que vou morrer sem entender o que aconteceu nas eleições para presidente de 2018. O Brasil não merecia eleger uma praga de gafanhoto para dirigir esse país”, afirmou.

Agenda em Santa Catarina

Segundo assessores do presidente, uma visita à Santa Catarina também poderá ser incluída na agenda do petista nas próximas semanas.

O estado é governado pelo bolsonarista Jorginho Mello (PL). No segundo turno de 2022, Bolsonaro venceu com 69,27% dos votos válidos.

 

Fonte: CNN Brasil 

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.