7 de novembro de 2024

Não é alienação, o eleitor de Trump ou de Bolsonaro sabe perfeitamente em que está votando

Autor: Daniel Menezes

Em uma conversa de família, disse que o aborto é uma realidade no país e que o Brasil está no topo de mulheres, principalmente pobres, que morrem por procedimentos escabrosos no quesito. Por fim, defendi que o melhor a fazer é descriminalizar para que o sistema de saúde dê acolhimento e evite tragédias.

Após toda a minha explanação, que se revelou uma perda de tempo, assim ouvi de parentes - "ah, quem mandou ir fazer aborto". 

Isto é, não existia dúvida. Estava claro que descriminalizar o aborto gera a queda de morte de mulheres pobres (há evidência que descriminalizar diminui a própria prática em si porque a mulher, com apoio social estatal, acaba voltando atrás). Meus interlocutores entendiam a situação claramente. Só que eles simplesmente não ligavam e achavam justo que mulheres terminem numa cova por tentarem abortar.

Sempre lembro dessa situação quando vejo o debate a respeito do voto em Jair Bolsonaro ou Donald Trump. Temos de parar de achar que o eleitor é alienado ou não entende o que está escolhendo. Ele sabe perfeitamente.

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.